quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Varad'ouro



Teve início no último dia 20 de Setembro um dos mais importantes festivais de música e produção cultural independente da região Norte do país. Poderia ser em Manaus, em Belém ou até em Porto Velho (éca!), mas não, o festival acontece no Acre!

Por mais incrível que possa parecer, o festival Varadouro (é assim que se escreve, e não como o título infame deste post) é um dos festivais que vêm ganhando grande representatividade no cenário underground nacional, e assim como a Parada Gay só tem visibilidade no que se refere aos dias de shows, perdendo a atenção do grande público na parte da programação cultural propriamente dita. Tudo bem que não seja necessariamente do meu interesse a Oficina de Grafitte, a Oficina de Moda Independente ou o Almanaque de Produção Cultural, mas muita gente tem trabalhado em cima da qualidade do serviço prestado e também há muita gente que se disponibiliza em participar das referidas Oficinas, isso tudo de maneira bem ace$$ível.

Nos ápice do Festival (que ocorrerá nos dias 26 e 27 de Setembro) haverá um total de 22 apresentações musicais de diversas bandas independentes. Hip-Hop, guitarrada, música instrumental índigena e mais uma porção de estilos que tem a pretensão de fazer do Festival uma atração que agrade a todos os ouvidos presentes.
Particularmente, apesar de acreditar que o Varad'ouro seja um forte instrumento de consolidação da cultura Acreana (sem trocadilhos infames), sei que ele faz parte do cenário independente musical Brasileiro como já comentado aqui e tudo o que é independente me lembra Los Hermanos e com eles eu realmente adoto a frase da Aline Dorel (Terça Insana - Lexotan) - ôôôÔÔôôÔÔÔÔôôôôÔôÔÔ deixe-me ser burro, ser intelectual dóóóóii demais! - talvez por conta disso eu mais um ano acompanhe só os bastidores do acontecimento.

3 comentários:

Tchu Mendonça disse...

Festival Varadouro...

Opa, dona encrenca chegando!!! Volto aqui depois... adorei a postagem de hoje... abraços amigo Iuteu (([]´s)) fui...

Thaísa, Anne, Felipe disse...

Como os projeto de teatro que existem no sesc, os festivais de musica como o Varadouro também tem o compromisso de circular cultura dentro do país.
Mesmo não gostando de algumas bandas, vale prestigiar pra respirar o ar cultural e fazer amizades inteligentes.

Blog inteligente! vou voltar :D

Paulo Victor disse...

belo blog meu caro.
visitarei sempre aki viu? ^^
quanto ao varadouro,
é até clichê falar sobre ele.
é O FESTIVAL do norte.
nos centros urbanos como manaus, belém e porto velho, fala-se muito de festivais independentes como é o varadouro.
e temos ele aki. logo aki! =]
vamos esperar q ele cresça esse ano.
não so de público, mas também na qualidade.
pq a cultura aki em rio branco vem evoluindo.
e muitooooooo o//