sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Semana da Diversidade, Marcha Para Jesus e Afins...

Aderindo aquele clichê cafonérrimo, em Rio Branco as coisas já não são como antigamente. Hoje em dia, para se estar no topo da cadeia social não é necessário ser só um funcionário público ou membro do alto (e médio) clero do Poder Executivo Estadual, você também tem que pertencer a alguma massa de manobra dominada por pessoas que nos seus devaneios julgam possuir um certo “ar” de liderança. Com base nisso, foram criados dois grandes movimentos que englobam em suas raízes os quatro segmentos básicos da sociedade local. Não sei qual deles surgiu primeiro, mas ambos são de uma mediocridade irritante. Em suma, falo da Marcha Para Jesus e da Semana da Diversidade (que culmina no carnaval fora de época mais badalado da cidade, a Parada Gay).

Ambos os eventos possuem MUITA coisa em comum, sim, mesmo parecendo algo incoerente, os dois apresentam na sua essência aquela manipulação desregrada, que envergonha a todos aqueles que têm um mínimo de pudor, e mesmo sem esse, que têm senso do ridículo. Afinal, como é que alguém sai do conforto da sua cama pra andar durante 3 horas debaixo de um sol tórrido? É muita vontade de querer fazer parte de algo...

Vou me explicar. A Marcha é realizada pelo movimento das igrejas no modelo dos 12 (aquele, que tem a célula e um líder, os discípulos desse líder criam suas células e fazem mais discípulos, até que todos os 7 bilhões de pessoas corram com suas ofertas atrás do Renê Terra Nova, o que na minha opinião caracteriza mais o sistema de reprodução de vírus do que de células, mas enfim...), que tem um grupo de Pastores afrente conduzindo os fiéis e dizendo qual é a importância de ganhar pessoas para Cristo e que Satanás ronda a todos que não oram e vigiam (e eu que achava que Satanás fosse o cachorro da Dona Clotilde).

Já na Parada Gay (ou Parada Beesha como andam falando por aí), tem um grupo de Lésbicas e de Homossexuais que andam falando que Rio Branco precisa acabar com o preconceito, que precisamos lutar pelas igualdades entre os Heteros e Homos, entre o Tom e o Jerry e entre o Bob Esponja e o Lula Molusco. E com essa balela levam (quase) todos aqueles que não vão para a Marcha e fazem uma grande festa [ironia] a favor da democracia [/ironia].

Minha gente, do mesmo jeito que a religião é o ópio do povo, a demagogia também afeta a mente dos fracos. Todas as religiões devem ser respeitadas, mas os evangélicos acreditarem que com uma caminhada conseguirão converter todos os infiéis da cidade além de na mesma tacada abençoar os quatro cantos, (como eles mesmos dizem) é forte! Da mesma maneira, os homossexuais também não devem esperar mais respeito quando eles mesmos na sua Parada se estereotipam.

O fato é que ninguém precisa de outras pessoas para fazer clamor pra Cristo e também não precisa de ninguém fazendo carnaval em nome de um Estado laico de Direito, o que as pessoas precisam é de vergonha na cara, sim, independente de raça, cor, religião, sexualidade ou qualquer outra coisa envolvida, somos todos seres humanos e precisamos lutar em função de um mesmo objetivo que é a busca pelo desenvolvimento pleno, a educação de qualidade e a reversão dos quadros de miséria que fazem sombra a constante soberba da “elite”.

5 comentários:

Menina de óculos disse...

Oiii..passando pra conhecer o seu blog e agradecer pelas palavras simpáticas no ACF.
Eu juro que tentei ir pra Parada Gay, mas não contava com 200km de engarrafamento...rsrsr
beijosevoltamaisvezes

Carlos Gomes disse...

A Parada pela sua essência e pelo o que representa é muito importante, porém atualmente está se tornando mais um carnaval fora de época, não vejo vantagem nenhuma em 55 mil pessoas participarem de um "Grande Ato Politico consolidado na PARADA" (pelo menos pra mim)sem que haja um trabalho de politização tanto da comunidade LGBT quanto dos Aliados, não precisamos só de quantidade, precisamos de quantidade com qualidade.
Espero que nos próximos anos o foco tanto da semana da diversidade quanto da parada seja de politização!
Parabéns migo pelo seu Blog.
Sucessos!
8P

Marcela disse...

Eu não fui a nenhum dos 2 eventos, mas entendo o que vc quer dizer. Concordo com a falta de foco, a má fé e tudo mais, mas me perdoe... pelas fotos, eu me "vendia" a parada, aquele GOGO BOY é T-U-D-O!!! *-*

Luca Harzög disse...

Apropriadas são as tuas palavras acerca da parada, de que tem se tornado mais um carnaval fora de época, do que um evento político. Precisa-se dar mais atenção aos debates sobre a questão de gênero, procurando politizar mais tanto os membros do segmento quanto os aliados do movimento.

Parabéns pelo seu blog!

Vou adicionar aos meus favoritos!

Diversas Idéias disse...

Adicionado;
Parabéns pelo blog.

Equipe Diversas Idéias.