segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Cultura Regional

No último sábado, dia 20 de Setembro estive na Casa dos Povos Índigenas, situada no Parque da Maternidade. A princípio eu e mais dois amigos entramos só para buscar abrigo da chuva que ameaçava cair mas acabamos tendo uma longa conversa com os dois estagiários presentes na casa a respeito da valorização da cultura local por parte dos próprios Acreanos.

Segundo um deles (que inclusive é da tribo dos Maxineri), as visitas de estrangeiros são mais frequentes do que as visitas de quem nasceu e foi criado por aqui e isso é algo notado (e criticado) pelos turistas que sabe-se lá por qual motivo vem ver aquela borboleta que só existe no Vale do Juruá.

Convenhamos... no nosso Estado as pessoas sabem mais do que se passa no Eurovision ou na MTV Hits do que sobre as belas lendas que fazem parte do imaginário índigena. É incrível como temos (sim, eu também faço isso) a capacidade de deixar de lado todo o conhecimento da cultura regional a troco de um punhado de "estrangeirices". Tomo como exemplo eu mesmo. Nesse mesmo sábado fui pro meu cursinho de Inglês onde aprendi como me situar quando estiver fazendo meu Mestrado na Nova Zelândia, depois disso fui comer Sushi tomando H2OH. Não que esse blog tenha virado um diário de bordo, mas é que não lembro de ter ido sequer uma vez ao Palácio Rio Branco ou ao Parque Chico Mendes, mas já não consigo contar quantas vezes fui comer comida Árabe ou Japonesa. Também tem a questão das comemorações, lembro bem quando é o Independence Day Norte-Americano, mas não faço idéia qual o dia da Revolução Acreana, incoerente não?!

Temos uma cultura rica sem precisar recorrer a Europa, a China ou a qualquer outra lugar, o estabelecimento da identidade do povo que aqui reside só será concretizado quando nos dermos conta de que mais Dinamarqueses já viram uma onça no seu habitat do que nós mesmos.

5 comentários:

Carlos Gomes disse...

Infelizmente isso acontece com todos, ou melhor, com quase todos nós (risos), temos uma cultura tão rica e muitas vezes acabamos valorizando o que não faz parte da nossa vida de fato, acabamos valorizando uma cultura norte-americana ou até mesmo européia... à grande questão é que são valores culturais ditos por uma sociedade que estabelece o que é bom ou ruim, o que é importante ou não...
Abraços...
; )

Thici disse...

Valorizar o açaí oh yeh!
Moço tô andando ocupada esses dias.. mas assim que puder leio com mais carinho suas postagens..
De cara já gostei do aspecto, chega bem longe daqueles ''blogzinhos'' monótonos.
Beijos e continue escrevendo,
o futuro quem faz somos nós.

Tchu Mendonça disse...

Oi amigo Iuteu...rsrsrs


passando pra desejar uma ótima semana...adorei o blogger...abraçoss

...vdj... disse...

Quem nunca teve momentos de "loucura" por causa de uma mente atormetada pelo fato de uma cidade pequena, provinciana e medíocre ter tão pouca opção de tudo?

Tchu Mendonça disse...

Eu até que tento...
Mas a tempo ta corrido...
Porém, farei um esforço.... rsrsrs